Páginas
▼
domingo, 17 de janeiro de 2021
Capoeira arte ancestral africana - parte 1
A arte da Capoeira desenvolvida no Brasil veio da Ethiopia Africa, é praticada desde os periodos antigos, desde a época de Jacó, (genesis cap.32 ver. 25 -27), arte de defesa praticada com uso das pernas, bracos e cabeça.
Aqui no Brasil foo organizada pelo mestre Vicente Ferreira "Pastinha"
Também desenvolvida por outros mestres anteriormente, desde o período da colonização do Brasil pelos portugueses, praticada pelos africanos escravizados que alcançavam sua liberdade por meio da fuga, e nos quilombos a arte virou ferramenta de defesa.
Ao passar dos anos vemos a capoeira como é hoje. Como podemos ver no surgimento da capoeira angola:
Hoje em dia a Capoeira é praticada em diversos países e se ramificou em várias formas e que Continuaremos o racionamento na segunda parte do artigo.
Jah Tonton
A Capoeira é uma arte que também pratico e deixarei uma referência de minha história na capoeira onde permeio pela Raiz e deseno da prática da capoeira e tenho minhas referências:
Capoeira esta no sangue e tem uma mesma raiz Africa. Capoeira e uma só. Máximo respeito a todos os mestre que já passei. Mestre Luiz Martone e Contra-Mestre Dunga Ilhéus Bahia;
Aluno treinel Ary Itacare; Mestre Ciro Lima; Mestre João Pequeno de Pastinha; Mestre Pastinha.
Tonton Capoeira nome dado pelo mestre Luiz "Capeta" Martone que treinei uns 8 a 10 mesmo que nas férias"por causa da escola" e dou graças ao aluno treinel Ary Itacaré que continua dando aula no porto de traz, que treino a uns 10 anos, CECA ao mestre Ciro Lima que dá Aula em Pernambués CECA, mestre Luiz Martone que se apresenta na praça do teatro em Ilhéus.
E aos grandes Mestre Pastinha e Mestre João Pequeno de Pastinha que está no coração dos verdadeiros praticantes e apreciadores dessa maravilhosa e importante Arte batizada de CAPOEIRA.
siga e veja @Rastafari silva no Facebook;
@cepapa Pan-Africano no Instagram e Facebook;
@Hailejahrastafari1 no Instagram.
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Crise/mudança na educação; COVID-19
Os efeitos da pandemia COVID-19 com o fechamento das escolas, prejudica o futuro de toda a sociedade, principalmente o da população carente, pois essa população em sia maioria afro-descendente, depende do desenvolvimento educacional para seu crescimento econômico e social.
Na paralisação das atividades escolares vemos o uso da tecnologia eletrônica para substituir as aulas convencionais com uso de cellares e computadores para direcionento do ensino aqui no Brasil. Isso é autamente excludente, pois a maioria da população estuda em colégios públicos, que ja tem uma deficiência no ensino e falta de renda por parte do país que em sua maioria é afrodescendente e indigena, como estes terá educação? qual o futuro dos livros didáticos? Realmente e uma crise nesse período de COVID-19.
Damos graças ao Imperador Haile Selassie que como exemplo sempre esteve preocupado com a educação de seu povo, como forma de desenvolvimento da nação Etíope, sendo exemplo para a África e afrodescendente em toda parte da Terra.
Inclusive nos piores momentos da nação Etíopecomo gierras e invasões Haile Selassie I sempre esteve preocupado com a educação do seu povo. Inumeras instituições de ensino foram criadas e qualoficada para melhorar a vida de seu povo, inclusive utilizando suas proprias propriedades pessoais para este fim, como escolas, universidades e hospitais.
No entanto no Brasil que tem o maior número de afrodescendentes tem que fazee como o honorável profeta Marcus mosiah Garvey em seu texto: Eduque-se.
https://cepapa.blogspot.com/2010/10/eduque-se.html?m=1
Só assim há uma libertação e independência
O povo afro também é excluso do uso das ferramentas tecnológicas, devidoa condiçãosocio-econômica. Logo busque aprimorar-se.
Por: Jah Tonton. Ewerton Evangelista.
visite e inscreva-se nos canais do CEPAPA no YouTube e Instagram @cepapa.