domingo, 24 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
CEPAPA NOS BAIRROS PASSAGEM iTACARÉ BAHIA BRASIL 2012
CEPAPA nos bairros 2012
Aconteceu nesse sábado santo, dia 09 de junho de 2012, o CEPAPA apresentou o projeto "CEPAPA nos bairros", no bairro da Passagem - Itacaré - Bahia.
O projeto desenvolve atividades com as crianças, que é o principal foco do projeto, afim de garantir o direito ao lazer e atividades lúdicas, para um crescimento saudável corpóreo e intelectual.
As atividades acontecem de maneira simultânea, com vaias brincadeiras acontecendo ao mesmo tempo, garantindo o dinamismo do projeto. Com a participação de Beatriz, Timotê e Lôlo Lopes como monitores foi possível garantir a disciplina e paz nos jogos e brincadeiras e na coordenação das atividades do CEPAPA nos bairros Ras Tonton.
O projeto busca através das brincadeiras também resgata a ancestralidade africana, utilizando alguns símbolos como as adinkras que são introduzido em jogos que usa imagens. O estimulo a memorização e identificação de símbolos é fundamental para o desenvolvimento humano. Resgatar a ancestralidade através dos jogos é importantíssimo para o resgate histórico de tradições recreativas infantil africanas.
Algumas das imagens captadas pelo projeto:
jogo da memória baseados nas adinkras.
As adinkras são símbolos comuns do oeste da África, região de Gana, Nigéria, Benin, entre outras.
Tais símbolos funcionam como hieroglifos, que são símbolos sagrados cheios de significados, assim como os hieroglifos egípcios.
Construindo jogo da memória de adinkras africanas.
Na construção do jogo, foi reaproveitado papelão, que foi usado para dá maior resistencia. O desenho das adinkras são feito em papel colorido e colado no papelão.
Montando o cenário
Jogo da memoria das adinkras. CEPAPA agindo. Beatriz comandando a brincadeira!
Molecada ligada!!
Lôlo de juiz do jogo 7 pedras e baleado.
Crianças e jovens desenvolve a destreza e reflexo na simples brincadeira do pula cordas. Timotê e Beatriz na monitoria.
Diversão da criançada
Criança solta no ar, como tem que ser.
Simples pedras se transforma em matemática, física, aprendendo em todo lugar.
Brincar - cantar - dançar
Mostra de fotos - Oficina de Pintura - Brincadeiras. Esse é o CEPAPA nos bairros.
Criançada agitada!!
Sorteio dos times de futebol das crianças da passagem.
Liberdade na criatividade. tintas, dedos e muita imaginação. Estimulando a arte nas crianças.
Exposição de pinturas e de fotos das crianças da comunidade da Passagem.
Atenção e agilidade.
Agilidade no jogo.
Lôlo no anuncio do resultado dos jogos.
JAHtiv + idade
Time vencedor do torneio de futebol.
Bia na pintura na face da criançada alegria que contagia.
Agitação e arte.
Rosto pintado.
Fila do lanche.
Fila do lanche.
O lanche.
Depois da tarde de brincadeira alimento da mente, agora o pão alimento da corpo.
Criançada reunida!!
Até breve.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
CEPAPA nos bairros - 2° edição
O CEPAPA continua suas atividades nas comunidades da cidade de Itacaré - Bahia - Brasil. Pretendemos continuar levando o conhecimento e informação de uma maneira lúdica e descontraída para as localidades de desenvolvimento do projeto.
As atividades resgatará tradições, jogos e brincadeiras que esta sendo esquecidas, devido a massificação dos jogos eletrônicos. É de extrema importância o desenvolvimento de tais atividades de resgate das tradições para o publico infanto-juvenil, que melhora o desenvolvimento corpóreo e mental, evitando problemas da sociedade contemporânea.
Contaremos com outras oficinas, como teatro, alongamento, meditação, etc. Ampliar horizontes e dar possibilidades é o intuito do CEPAPA.
Que o Altissímo Jah conduza os trabalhos na sua santa paz e sabedoria. Selá!
PARTICIPEM.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Cartas de Melquesedeque. MOMENTOS DE REFLEXÃO - JAH VIVE - PALAVRA SOM PODER
LEITURA DIVINA - RAS TONTON FYA BUNING
ESCRITURAS DOS MELQUISEDEQUE
O CEPAPA compartilhará com nossos leitores alguns trechos dos escritos sagrado Melquisedeque que foi estudado por Ras Léo Carlos e Ras Tonton Fya Burning.
Os Melquisedeques são Espíritos Ministradores que se manifesta no espírito dos homens tornando-os Santos. Melquisedeque significa "Rei de Justiça".
Como foi dito citaremos partes da leitura dos escritos Melquisedeque:
Como foi dito citaremos partes da leitura dos escritos Melquisedeque:
Os Aspectos Sociais da Religião
Deveis ter sempre em mente que a verdadeira religião existe para vos fazer conhecer a Deus como o vosso Pai, e ao homem como vosso irmão. A religião não é uma crença escrava em ameaças de punição, nem em promessas mágicas de recompensas místicas futuras.
A religião de Jesus é a influência mais dinâmica que jamais estimulou a raça humana. Jesus abalou a tradição, destruiu o dogma e convocou a humanidade à realização dos seus ideais mais elevados no tempo e na eternidade — ser perfeito, como o próprio Pai no céu é perfeito.
Tão certamente quanto compartilham suas crenças religiosas, os homens criam grupos religiosos de alguma espécie, que finalmente gerarão metas comuns. Algum dia, os religiosos deixarão de tentar reunir-se baseados em opiniões psicológicas e crenças teológicas comuns, efetivando antes uma cooperação real, baseada na unidade de ideais e de propósitos. As metas, mais do que as crenças, é que devem unificar os religiosos. Já que a verdadeira religião é uma questão de experiência espiritual pessoal, torna-se inevitável que cada religioso, individualmente, deva ter a sua interpretação própria e pessoal da realização dessa experiência espiritual. Que o termo “fé” represente a relação individual com Deus, mais do que a formulação da crença naquilo que algum grupo de mortais tenha sido capaz de escolher como sendo uma atitude religiosa em comum. “Tu tens fé? Então, que a mantenha para ti próprio.”
A Contribuição da Religião
A interdependência econômica e a irmandade social irão, finalmente, conduzir à fraternidade. O homem é naturalmente um sonhador, mas a ciência está convocando-o a ser sensato, de modo que a religião possa, em breve, estimulá-lo com muito menos perigo de precipitar reações fanáticas nele. As necessidades econômicas atrelam o homem à realidade, e a experiência religiosa pessoal coloca esse mesmo homem frente a frente com as realidades eternas de uma cidadania cósmica sempre em expansão e progresso.
( Assim como afirma Marcus Garvey - a interdependência econômica e a irmandade social os princípios da UNIA.)
A Religião na Experiência Humana
A EXPERIÊNCIA da vivência religiosa dinâmica transforma o indivíduo medíocre numa personalidade de poder idealístico. A religião contribui para o progresso de todos, fomentando o crescimento de cada indivíduo, e o progresso de cada um é aumentado por meio da realização de todos.
O crescimento espiritual é estimulado mutuamente pela ligação íntima com outros religiosos. O amor propicia o solo para o crescimento religioso — uma atração objetiva, em lugar de uma gratificação subjetiva — e ainda proporciona a suprema satisfação subjetiva. E a religião enobrece a lida comum da vida diária.
O Crescimento Religioso
A experiência religiosa é influenciada de um modo marcante pela saúde física, pelo temperamento herdado e o meio social. Contudo, as condições temporais não inibem o progresso espiritual interno de uma alma dedicada a fazer a vontade do Pai no céu. Em todos os mortais normais, encontram-se presentes certos impulsos inatos para o crescimento e a auto-realização, que funcionam se não forem especificamente inibidos. A técnica certa de alimentar esse dom, que é parte do potencial de crescimento espiritual, é manter uma atitude de devoção, do fundo do coração, aos valores supremos.
Para o religioso, a palavra Deus torna-se um símbolo que significa a aproximação à realidade suprema e o reconhecimento ao valor divino. As preferências e os desagrados humanos não determinam o bem e o mal; os valores morais não advêm de desejos realizados ou de frustração emocional.
Significação é algo que a experiência acrescenta ao valor; é a consciência apreciativa dos valores. Um prazer isolado e puramente egoísta pode conotar uma desvalorização virtual dos significados, um gozo sem sentido a beirar as raias do mal relativo. Os valores tornam-se experienciados quando as realidades têm sentido e são mentalmente associadas, quando tais relações são reconhecidas e apreciadas pela mente.
Os valores não podem nunca ser estáticos; a realidade significa mudança, crescimento. A mudança sem crescimento, sem expansão de significado e sem exaltação do valor, nada vale — é mal em potencial. Quanto maior a sua qualidade de adaptação cósmica, mais significado qualquer experiência traz. Os valores não são ilusões conceituais, são reais, mas dependem sempre do ato dos relacionamentos. Os valores sempre são tanto factuais quanto potenciais — não o que foi, mas o que é e o que está para ser.
A conjunção dos factuais e dos potenciais equivale ao crescimento, à realização dos valores na experiência. Contudo, o crescimento não é mero progresso. O progresso é sempre algo significativo mas, se não vier acompanhado de crescimento, torna-se relativamente sem valor. O valor supremo da vida humana consiste no crescimento dos valores junto ao progresso dos significados, e na realização da inter-relação cósmica de ambas essas experiências. E tal experiência é equivalente à consciência de Deus. Esse mortal, embora não sendo supranatural, verdadeiramente está-se tornando supra-humano: uma alma imortal que está evoluindo.
O homem não pode provocar o crescimento, mas ele pode gerar as condições favoráveis para tanto. O crescimento é sempre inconsciente, seja ele físico, intelectual ou espiritual. E assim cresce o amor; pois ele não pode ser criado, nem manufaturado, nem comprado; deve crescer. A evolução é uma técnica cósmica de crescimento. O crescimento social não pode ser assegurado pela legislação; e não se obtém o crescimento moral por de uma melhor administração. O homem pode manufaturar uma máquina, mas o real valor desta deve derivar da cultura humana e da apreciação pessoal. A única contribuição que pode advir do homem para o crescimento é a mobilização dos poderes totais da sua personalidade — a fé viva.
O Crescimento Espiritual
Inicialmente o crescimento espiritual é um despertar para as necessidades e, em seguida, um discernimento dos significados e, depois, uma descoberta dos valores. A evidência do verdadeiro desenvolvimento espiritual consiste em demonstrar uma personalidade humana motivada pelo amor, animada pela ministração não-egoísta e dominada pela adoração sincera dos ideais de perfeição da divindade. E toda essa experiência constitui a realidade da religiosidade, ao contrário da mera crença teológica.
Após essa realização espiritual, assegurada seja pelo crescimento gradativo seja por uma crise específica, ocorre uma nova orientação da personalidade, bem como o desenvolvimento de uma nova medida de valores. E tais indivíduos nascidos do espírito têm as suas motivações tão renovadas na vida, que podem calmamente permanecer de pé, enquanto suas ambições mais caras perecem e suas esperanças mais ardentes entram em colapso; pois, sem duvidar, sabem que tais catástrofes não são senão cataclismos retificadores a arruinar suas criações temporais, em prenúncio da construção de uma realidade mais nobre e mais duradoura, num nível novo e mais sublime de realização no universo.
Conceitos de Valor Supremo
A religião não é a técnica para alcançar uma paz mental estática e abençoada; é um impulso para organizar a alma para o serviço dinâmico. É o alistamento de toda a individualidade no serviço leal de amar a Deus e servir ao homem. A religião paga qualquer preço essencial ao alcance da meta suprema, a recompensa eterna. Na lealdade religiosa há uma plenitude de consagração que é de magnífica sublimidade. E esse tipo de lealdade é socialmente eficaz e espiritualmente progressivo.
Para o religioso, a palavra Deus torna-se um símbolo que significa a aproximação à realidade suprema e o reconhecimento ao valor divino. As preferências e os desagrados humanos não determinam o bem e o mal; os valores morais não advêm de desejos realizados ou de frustração emocional.
Significação é algo que a experiência acrescenta ao valor; é a consciência apreciativa dos valores. Um prazer isolado e puramente egoísta pode conotar uma desvalorização virtual dos significados, um gozo sem sentido a beirar as raias do mal relativo. Os valores tornam-se experienciados quando as realidades têm sentido e são mentalmente associadas, quando tais relações são reconhecidas e apreciadas pela mente.
Os valores não podem nunca ser estáticos; a realidade significa mudança, crescimento. A mudança sem crescimento, sem expansão de significado e sem exaltação do valor, nada vale — é mal em potencial. Quanto maior a sua qualidade de adaptação cósmica, mais significado qualquer experiência traz. Os valores não são ilusões conceituais, são reais, mas dependem sempre do ato dos relacionamentos. Os valores sempre são tanto factuais quanto potenciais — não o que foi, mas o que é e o que está para ser.
A conjunção dos factuais e dos potenciais equivale ao crescimento, à realização dos valores na experiência. Contudo, o crescimento não é mero progresso. O progresso é sempre algo significativo mas, se não vier acompanhado de crescimento, torna-se relativamente sem valor. O valor supremo da vida humana consiste no crescimento dos valores junto ao progresso dos significados, e na realização da inter-relação cósmica de ambas essas experiências. E tal experiência é equivalente à consciência de Deus. Esse mortal, embora não sendo supranatural, verdadeiramente está-se tornando supra-humano: uma alma imortal que está evoluindo.
O homem não pode provocar o crescimento, mas ele pode gerar as condições favoráveis para tanto. O crescimento é sempre inconsciente, seja ele físico, intelectual ou espiritual. E assim cresce o amor; pois ele não pode ser criado, nem manufaturado, nem comprado; deve crescer. A evolução é uma técnica cósmica de crescimento. O crescimento social não pode ser assegurado pela legislação; e não se obtém o crescimento moral por de uma melhor administração. O homem pode manufaturar uma máquina, mas o real valor desta deve derivar da cultura humana e da apreciação pessoal. A única contribuição que pode advir do homem para o crescimento é a mobilização dos poderes totais da sua personalidade — a fé viva.
Escrituras Melquisedeque.
Logo detalharemos e continuaremos as escrituras reveladoras. este texto também esta na copilação "O livro de Urantia".
Continua...
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