sábado, 19 de setembro de 2020

CEPAPA NEWS: pandemia e direitos humanos


 Período onde direitos são violados, violência constituída na nação, direito de ir e vir interrompidos.  

Esse é o momento de tomar parte de como deve ser as diretrizes para a vive dia social com os direitos respeitados e executados.  

Num país (Brasil) que a corrupção toma proporções  cada vez maiores, vemos nesta pandemia o discado com a justiça e garantia dos direito básicos, com isso aumenta a propagação de uma militarização dos órgãos governamentais desobedecendo parâmetros sociais de boa convivência. 

A ameaça de uma possível ditadura no Brasil com tanta corrupção faz frágil a segurança da população.  Vemos milícia sendo articuladas, aumento da violência e prostituição, cenas que se torna cada vez mais comum formando uma sociedade corrupta e sem ética.  Valores sociais se perdendo mediante impunidade e falta de compromisso em realizar o trabalho fazer cumprir os direitos humanos garantidos na constituição. 

Com uma possível ameaça de retorno a ditadura por não conseguir parar os crimes não parece ser a solução.  Já que fazer uma ditadura sem correções éticas tornará a sociedade um caos.  

Os Estados perdendo sua soberania e autonomia federativa infraquece a população em seus territórios, vivências tradicionais não são respeitadas por intenção de homogeneidade de pensamento que garante  a instituição da possível ditadura militar como solucao dos problemas sociais antes e durante a pandemia. 

Sabemos que o Brasil não se preparou para a agenda global e quer instituir tal ditadura para alcançar patamares numéricos que garante o Brasil e posição superior do que realmente é. 

Logo continuaremos o racionamento. 


Ewerton Evangelista da Silva (Jah Tonton ) - Diretos geral do Centro de Estudos Pesquisa e Aplicação Pan-Africano. 

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Vivência africana fora de África  (diáspora): vivência Rastafari


 A vivência Rastafari surge no início no final do seculo 19 e início do Século 20,  com a afirmação de profecias que se confirma com a coroação do imperador da Etiópia Makonen Tafari (Ras Tafari),  em 2 de novembro de 1930, em Addis Abebba, capital da Etiópia. 

Haile Selassie em sua coroação muda o protocolo onde o rei era coroado sem a Rainha. 

Coroando o Rei e a Rainha no mesmo dia. Selando as palavras de João Batista, no livro de Revelação "Apocalipse", que diz: Eu sou o alfa e o ômega, o princípio e o fim.   

  Tais profecias tem origem com Menelik I filho do Rei Salomão  E da Rainha de Sabá, entre 500 e 700 anos antes de Cristo,  onde Menelik afirma:
  - O dugentésimo vigésimo quinto (225) da minha geração virá o Príncipe da Paz.  
  Princepe da Paz que é o significado de Ras Tafari. 

  E outra profecia é dita pelo profeta Marcus Mosiah Garvey, que diz:

  - Quando um Rei Negro for coroado a Redenção  estará próxima.

  Com tais profecias confirmadas na coroação de 1930 na Etiópia, onde representantes de 72 nações  foram a Assis Abebba para reconhecerem a Coroação de Ras Tafari que recebe o título de Haile Selassie I,  que significa o poder da Santíssima Trindade,  esse acontecimento fortalece inúmeros movimentos que vinha acontecendo na época relacionado aos direitos dos povos africanos que havia sido escravizados a mais de 4 séculos nas Américas e em outras partes do mundo, porém nas Américas mais efetivamente na América Central e do Norte,  onde a repressão da vivência africana era mais forte,  com isso levanta-te a formação de várias organizações de defesa da vivência do africano livre como: UNIA,  Pinacle, Panteras Negras entre outros.  Inclusive a Ordem de Melquesedeque que nestes tempos foi fundada pelo Honorável Emmanuel Charles Edward, dando continuidade aos mesmos ensinamentos da mesma Ordem que perpassa desde Abraão e Moisés, que neste tempo vem também  com a denominada de Ordem Nyahbinghi Bobo Shanty,  em meados dos anos 50.

Ordem de Melquesedeque
                                                                     Nyahbinghi
Ordem das 12 tribos

Hon. Emmanuel Charles Edward 


  A vivência Rastafari desde então vem ganhando força através das artes como: música,  culinária, vestimentas e uma das principais características que são os dreads ou lãs,  característica essa última que vem trazendo inúmeros significados,  como o nazereado  (voto nazereu).




 Na vertente artistíco-musical  está o Nyahbhing que é  a primeira manifestação que representa a batida do coração executada por tambores,  que também representa o so da criação.  Com a repressão do movimento nos centros-urbanos mais especificamente na Jamaica,  onde os rasta sobem para as montanhas afim de fugir da repressão,  que logo também a perseguição chega e muitos Rastas voltam para ocupar os centros-urbanos onde tem bem tem contato com outros instrumentos populares eletrônicos como violão,  guitarra, baixo,  bateria,  teclado entre outros, surgindo um novo gênero musical chamado de Reggae,  que tem como tema os principais anseios relacionado aos Rastas como: Amor, natureza,  Paz, liberdade,  união, cooperação,  direitos humanos e outras narrativas da vivência.

  Na culinária há destaque para as frutas,  legumes e verduras que são alimentos mais saudáveis e essenciais para o corpo humano,  pois manter a vida é fator fundamental para os Rastas,  alimentação que é chamada de I-tal.

  No contexto politico-religioso ou político-sagrado,  onde fala de um povo que irá se manifesta (surgir) em várias partes do mundo com os mesmos hábitos e comportamentos,  lutando pela mesma causa que o próprio Imperador Hile Selassie I,  que são os direitos humano universais.  Desde então surge inúmeros movimentos e organizações que discutem e busca o mesmo objetivo. 
  Ganhando força universalmente  nos 4 canto da terra traz o bem para todas as nações e povos. 

Essa é  a primeira parte desde tema. 


Jah Tonton:
 coroado profeta pela Ordem de Melquesedeque Nyabhing Bobo Shanty Alto Escola de Jerusalém - E.A.B.I.C. - ETHIOPIA AFRICAN BLACK INTERNACIONAL CONGRESS.  Congresso Negro Internacional Etíopes Africano. 
  Diretor Geral do CEPAPA - Centro de Estudo Pesquisa e Aplicação Pan-Africano.

@Jah.Tonton @jahtonton
@hailejajrastafari1 @cepapa_panafricano no instgran

sábado, 17 de agosto de 2019

Procure por mim na tempestade (Marcus Mosiah Garvey)


  Não há futuro para um povo que nega o seu passado. Meus antepassados, meus avós, minha mãe, meu pai não sofreram e morreram para me dar uma educação para eu desconsiderar oprimir ou desencorajar o meu povo. Toda educação que eu adquiri veio de seus Sacrifícios de mais de 300 anos, eu devo usa-la para a salvação dos 400 milhões de pessoas pretas. E no dia em que eu abandonar o meu povo, que Deus Todo-Poderoso diga: - não haverá mais vida em você.

  Eu inequivocamente rejeito a hipótese racista do cristianismo branco americano. Ou seja, que Deus haveria criado o homem preto inferior. E que Ele pretendia que o negro fosse uma classe de servos, carregadores de lenha e água. Bem eu baseio meu ponto de vista a cerca do homem na doutrina de E. Margo de E.: "Todos os homens, independentemente de cor são criados a imagem de Deus.

  A partir dessa premissa vem a igualdade de todos os homens e a fraternidade entre todos os homens. A injunção bíblica de Atos 17:26¹ nos lembra que ele criou de um sangue todas as nações de homens para habitar a face da terra  e esta mais interessado na fraternidade do que na raça de alguém. Porque se os negros são criados a imagem  de Deus, e os negros são Pretos, então Deus em algum sentido é Preto.

  Se o homem branco tem a ideia de algum Deus, deixe que ele adore o seu Deus, como ele deseja. Nós encontramos um novo ideal. Porque Deus não tem cor, e ainda sim é humano para ver tudo através de suas próprias lentes, e uma vez que os brancos só querem ver os seus deuses através de suas lentes brancas, nós temos tão semente recomeçar a ver através de nossas próprias lentes.

  Mas nós acreditamos no Deus da Etiópia, o Deus Eterno, o Deus Pai, O Deus Filho, o Deus Espírito Santo, O Deus Único de todas as Eras, este é o Deus do qual nós acreditamos mais vamos adora-lo através das lentes da Etiópia.

  Por 250 anos temos luitado sob o peso e os rigores da escravidão. Nós fomos mutilados, fomos brutalizados, fomos devastados em todos os sentidos. somos homens, temos esperança, temos paixão, temos sentimentos, nós temos desejos como qualquer outra raça. O grito de todas as raças se espalham pelo mundo. Canadá para os canadenses, América para americanos, Inglaterra para os ingleses, França para os Franceses ou Alemanha para os alemães, ele pensam que não é razoável que nós, os negros do mundo, devemos nos levantar o nosso grito de África para africanos?

  O negro é um homem, nós representamos o novo negro. Ele ainda o queremos  encurralado pois seria uma posição estranha e desesperada. Nós não queremos ele lá. É por isso que estamos exigindo um acordo justo. Bem, os belgas tem o controle do Congo Belga que eles não podem usar. Eles não te os recursos nem a inteligência. Os franceses tem mais território do que eles podem desenvolver, há certas partes da África, nas quais eles podem viver. Por isso, cabe a você unir-se a nós para construirmos um Estados Unidos da África.

  Nós não vamos ser uma raça sem um país Deus nunca planejou isso e não vamos decepcionar a confiança de Deus em nós como homens. Somos homens, seres humanos capazes dos mesmos atos de qualquer outra raça. Por enquanto a África tem dormido. Não morta, apenas dormindo. A África de hoje perambula, não somente sobre nossos pés mas em nossas mentes. Você pode nos escravizar, por 300 anos, os corpos dos homens, pode algemar as mãos dos homens, pode algemar os pés dos homens, pode aprisionar os corpos dos homens, pode aprisionar os corpos dos homens, mas você não pode acorrentar e a aprisionar a mente dos  homens.

  Erga-se Homens Pretos, e posicione-se. alcancem os homens pretos e mulheres pretas absorvam todo conhecimento da Natureza para vocês. Retornem e estabeleçam uma conquista de todo Norte e todo o Sul, do oriente e do ocidente. e então vocês terão um trabalhado bem, vocês mereceram a bênção de Deus, vocês se tornarão o povo escolhido de Deus e, naturalmente, vocês vão se tornar em líderes do mundo. E tal como você reverencia o homem branco hoje, também outros irão reverenciar e clamar por mestre de sua raça, graças a inteligência de sua mente e de suas realizações.

  Porque Nenhuma Raça tem a palavra final sobre a cultura e civilização. Eles não sabem do que somos capazes, eles não sabem o que estamos pensando. Eles estão pensando em termos de torpedeiros, encouraçados, aviões e submarinos. Você sabe sobre o que estamos pensando? Isso é de nossa própria conta.

  Então dê-nos créditos por ser capazes de usar nossas mentes. E quando as pessoas estão na concepção de si mesma, determinadas a usar suas mentes, não se sabe ate que ponto elas podem ir. liberam a mente dos homens e finalmente. vocês vão liberar os corpos dos homens.

  Abrandaremos a raça branca, não por uma comunião social, mas pelo bem comum de Deus e lhes diremos como viver.

  Qual situação alguém pode ter em ser feliz e ver seu irmão chafurdando na imundície, morte e doença?

  Como pode ser feliz vivendo no luxo e seu irmão vivendo na doença° Então, quando você tenta ajudar alguém a sarar da doença, surgem discursos desleais.

  O povo negro de Cartago, os povos negros da Etiópia, de Timbuktu a Alexandria deram a luz da Civilização a este mundo. Etiópia  estendeu suas mãos para Deus e príncipes sairão do Egito.

  Essas classes, nação e raças tem estado muito quieta por mais de 4 séculos. cansaram a vista se vendo em humilhação, com uma paciência so comparada do profeta Jó que numa situação semelhante ergueu a sua cabeça perante o clamor de Deus, e gritou: "Eu sou um homeme exigirei as possibilidades de um homem e um tratamento de um homem neste mundo".

  Eu deverei ensinar ao homem preto, deverei ensinar o homem preto para que veja a beleza em sua própria especie e pare de branquear sua pele, ou de outra forma, parecer o que ão é.

  Na época da escravidão, sempre que a mistura da raça, a miscigenação racial, ocorreu era porque a mulher africana não tinha nenhuma proteção contra o senhor dos escravos. Portanto, não há necessidade hoje para as pessoas pretas continuarem desenfreadamente uma pratica cheira tanto a escravidão.

  Nossos líderes dizem que o problema da raça será resolvido através do ensino superior. Através de uma melhor educação, preto e branco vão se unir. este dia nunca acontecerá até que a africa seja redimida. Aqueles como W.E.B. Dubois que acreditam que o problema racial será resolvido na america através do ensino superior, vão trabalhar de agora ate a eternidade sem ver o problema ser resolvido.

  Deus fez o homem senhor de suas criação, dei-lhes posse e propriedade do mundo. E você tem sido tão preguiçoso que permitiu outo irmão fugisse com o mundo inteiro. Agora ele esta blefando e dizendo-lhe que o mundo não te pertence a ele e que você não tem parte nisso. Eu  não tenho de pedir desculpas a ninguém por ser negro, porque Deus Todo-Poderoso sabia exatamente o que estava fazendo quando Ele me fez preto. Se os negro soubessem do seu passado glorioso, então eles estariam mais inclinados a respeitar-se . Sim você já ouviu falar do Johnny Walker Red (label)? E do Black?

 Bem, eu pretendo continuar, com a sua ajuda e a graça de Deus, porque meu trabalho apenas começou. As gerações futuras devem ter suas mãos a guia pelo qual conhecerão os pecados do seculo xx.

  Eu sei, e eu sei que você confia no tempo, mas deveremos esperar pacientimente por 200 anos se necessário for para enfrentar nossos inimigos pela nossa prosperidade.

  Quando os meus inimigos estiverem satisfeitos eu devo retornar em vida ou em morte para trabalhar por vocês assim como fizera antes. Em vida serei o mesmo, e na morte Eu serei o TERROR dos inimigos da liberdade africana.

  Se a morte tem poder então conquiste-me para que eu seja o verdadeiro Marcus Garvey que eu gostaria de ser. Se eu puder vir em forma de terremoto, ou de uma praga, ou de uma peste ou se Deus me Tiver, então tenha certeza de que eu nunca vou te abandonar ou deixar seus inimigos triunfem sobre vocês.

  Eu não iria para o inferno um milhão de vezes por vocês? Se eu morrer, meu trabalho estará apenas começando. Para que eu viva física ou espiritualmente para ver o dia da gloria da África.

  Quando eu morrer enrole um manto de vermelho, de preto, e de verde envolta de mim para que eu em uma Nova Vida eu me Erga com a graça e bênção de Deus para levar os milhões as alturas do triunfo, que você bem sabe.

  Procure por mim na ciclone ou numa tempestade, procure por mim em tudo ao seu redor com a graça de Deus eu vou voltar co incontáveis de milhões de homens e mulheres negros que morreram na América, aqueles que morreram nas índias ocidentais e aqueles ue morreram em áfrica para ajudar você na luta pela libertação, pela liberdade e pela vida.


Fim da Parte 1
Continua...

Marcus Garvey 

segunda-feira, 11 de março de 2019

preto é minha cor, por Nabby Cliford


Bendito amor a um e todos.

O video fala um pouco sobre a questão da linguagem empregada pra chamar os africanos, que em se tratando em cor de pele, a cor e tonalidade que o quantidade de melanina e melatonina da a pele dos africanos tanto dentro quanto fora de africa é a discussão do vídeo.



Unidade Eu e Eu convida Nabby Clifford na Casa do Reggae Rio de Janeiro 2018.


segunda-feira, 1 de outubro de 2018

CEPAPA NEWS RAS MC LEO CARLOS


CEPAPA NEWS:
RAS MC LEO CARLOS: Declaração aos políticos.


 Ras Mc Leo Carlos passa a visão de como deve ser os verdadeiros politicos. Governar para o bem estar do povo.

Equipe CEPAPA News da graças pela vida.

Jah Rastafari no comando de todas as coisas.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Projeto luz do gueto Itacaré 2018

Aconteceu no ultimo dia 16 de janeiro de 2018 em Itacaré ba, a segunda edição do projeto luz do guetto.
 O projeto reuniu músicos das bandas Dr. Indica, Bruta Raça, Unidade Eu e Eu.
A proposta é levar música e informaçao nos bairros de Itacaré. A intenção é que se repita sincronicamente em outros lugares.
 Chegada na comunidade Santo Antônio, conhecida com bairro novo.

Video: local do projeto.
O bairro recebeu a visita de artista locais que se uniu para realizar o evento.
Confira um pou
Mais um video no guetto
Unidade Eu e Eu e Dr. Indica.

Damos graças











Que as crianças seja o futuro de paz.
Damos graças a toda equipe e moradores Jah rastafari traz justiça e paz.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Joseph Ki-Zebo Texto: Para quando África ´

Joseph ki-zerbo

 

Os direitos humanos são verdadeiramente universais?


A ideia de direito, no nível dos direitos naturais e do respeito á dignidade humana, existe em todas as cultuas humanas. Os primeiros homens que decidiram enterrar os seus companheiros inventaram os direitos humanos. Enterrar um ser humano é um ato quase religioso para satisfazer o respeito á dignidade humana. Não é concebível que se deixe um ser humano ser devorado por feras ou aves de rapina.

Além dos direitos naturais, existem, em todas as culturas, direitos civis, sociais e político. Esses direitos estão presentes na concepção moral que impede de matar, de deixar morrer ou de atacar os mensageiros. o Direito á solidariedade para com os outros seres humanos é também um direito reconhecido, com modalidade de aplicação diferentes. Na África pré-colonial, as pessoas consideram que a solidariedade era um dever moral e não unicamente jurídico. Um ditado Bambara diz: " Se vir ladroes atacando um homem, não diga aos ladroes: 'deixem o homem', mas 'DEIXEM-NOS'. Se vir feras atacando um homem não diga: 'deixem o homem', mas 'DEIXEM-NOS'. Se vir aves de rapina devorando o cadáver de um homem, não diga: 'Deixem o cadáver desde homem', mas 'DEIXEM-NOS', porque todos os homens são solidários". É quase um texto de mandamento, uma intimação, uma referencia ética. 


Texto retirado do livro "Para quando África", pagina 99.

Essa reflexão mostra que os direitos humanos  já era exercido na época pré-colonial, como uma conduta ética comunitária realizada individualmente. Em 10 de dezembro 1948 foi proclamado a declaração universal dos direitos humanos pelas Nações Unidas (ONU) e pouco se estuda nas escolas e instituições educacionais, e isso dificulta o processo de melhora da qualidade de vidas da humanidade. vamos refletir.

JAH TONTON.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Atividades 2015 música na praça na comunidade quilombola de Cachoeira do Tremembé



                        Projeto realizado em Cachoeira do Tremembé - BA em Janeiro  de 2015 .
                         Esse projeto teve como objetivo expor informações sobre a vivência rural à comunidade e compartilhar um momento educativo no povoado.                                                


                                                        Tivemos amostras de videos



                                  Contamos com a presença de músicos de outros estados como o Leandro , Natália e nosso ilustre irmão Grilo .


                                                                    Música e Vivência
                                                                      Samba e Raíz



                                          Levando outras perspectivas aos jovens,

                                       
                                      Grilo compartilhando seu dom no Coreto de Tremembé
                                                     
                     
                                        Damos graças pelo momento de troca e aprendizado.
                      A arte é a poesia da vida e a eternidade da vida esta na vida eterna do Espírito.


sexta-feira, 14 de outubro de 2016

entrevista com Diretores do CEPAPA - Centro de Estudos Pesquisa e Aplica...





O Centro de Estudos Pesquisa e Aplicação Pan-Africano, com atual sede na região quilombola de Cachoeira do Tremembé,múnicipio de Maraú na Bahia, realiza atividades voltada a vivência afro em amplo aspectos.



O CEPAPA realiza diversas atividade desde a formação de grupos de estudos, até a capacitação de multiplicadores.



 entrem em contato e faça parte centropanafricano@gmail.com

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Rei Emmanuel Charles Edwards O Cristo Preto em carne

(Sagrado Emmanuel I o 7°Espírito de Deus.)

Sobre o Homem Emmanuel, Sumo Sacerdote da Ordem de Melquisedeque

 O Reto e Honorável Rei Emmanuel Charles Edwards, Coroado o campeão dos Direitos Humanos e Justiça, Secretário-geral das Nações Unidas Pretas. 

   Este Homem Emmanuel tem um surgimento místico na Ilha da Jamaica, que é a Ilha de Patmos, como nos ins- critos Bíblico, no livro de Apocalipse cap.1:4;9.
   «1:4 João, às sete igrejas que estão na província da Ásia: graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, e da parte do Sétuplo Espírito que assiste diante do seu trono, 1:9 Eu, João, irmão e vosso companheiro de sofrimento, no Reino e na perseverança na fé em Jesus, estava na Ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus.»    
    
 O livro de Apocalipse para nós, Rastafaris, é chamado de Revelações. Neste livro fala sobre as profecias do profeta João Batista, que é o mesmo Marcus Garvey, que testemunha a vinda do Cristo em Carne na Ilha nestes tempos. Pois Jah se manifesta em três Espíritos, o Espírito do Profeta, o Espírito do Sacerdote  e o Espírito do Rei. Logo Jah é Três em Um e Um em Três; é terno, Eterno.

 Ninguém sabe de onde ele surge, pois ninguém conheceu seu pai, nem sua Mãe, nem sua casa.  Sendo assim ser o próprio Melquisedeque, como esta nos inscritos Bíblico, no livro de Hebreus cap.7:1-3:
«7:1 Portanto, esse Melquisedeque, rei de Salém, Sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando este voltava, depois de haver derrotado os reis, o o abençoou; 7:2 para o qual também Abraão entregou o dízimo de tudo; em primeiro lugar, seu nome quer dizer «Rei da Justiça» em segundo lugar, «Rei de Salém», que significa, «Rei da Paz»; 7:3 sem pai, sem mãe, sem origem nem antepassados, sem princípio de dias nem fim de vida; no entanto, por ser a seme- lhança do Filho de Deus, Ele permanece sacerdote perpetua- mente.»
Sendo Ele, Emmanuel, o próprio Melquisedeque que se encontra com Haile Selassie o próprio Abraão.   
 Melquisedeque o próprio Emmanuel saiu das co- linas da Jamaica, Bobo Hill, ao encontro do Rei Haile Selassie depois de ter derrotado o ditador Mussolini da Itália. Abraão, o próprio Haile Selassie I deu uma parte de terra na Etiópia, Sheshamane para os Rasta- faris, que são aqueles de mãos limpas  e coração puro. Reunindo  as doze tribos de Israel.    Vossa Majestade Haile Selassie I é conhecido como Rei da Justiça e Rei da Paz. Rastafari é o seu nome. Quando aceitamos o Pai, logo recebe- mos seu nome Ras Tafari, porém, não se vai ao Pai se não for através do Filho, que é Emmanuel é o filho, que traz a Ordem Sacerdotal ao Rei. 
  
  O Principe Emmanuel Charles Edwars, Nasceu na Abyssinia - Etiópia, África. que aos 12 anos de idade atravessa todo continente africano e Oceano Atlântico de Vassoura, até chegar na Ilha da Jamaica. Ao chegar na Ilha o Príncipe Emmanuel passa a viver embaixo de uma ár- vore de Acke, que passa a ajudar e a bendizer as pessoas que por ali passava, e por demonstrar grande sabedoria tão jovem, uma família que criava gado leiteiro, adotou Emmanuel.

Em sua infância Emmanuel vendia leite na região em que vivia, e ficou bastante conhecido e logo foi chamado de príncipe porque ao vender o leite, sempre dava um pouco a mais para os que com- pravam. Após esses eventos Emmanuel não é ma- is visto.
 Emmanuel aparece nos anos de 1930, após os relatos do profeta Batista para a Libertação Afri- cana Marcus Mosiah Garvey, que traçava uma fé libertaria sobre a originalidade do povo negro, in- dicando a coroação de Haile Selassie I como si- nal para o tempo desta Libertação. 

Emmanuel trazia características novas até então na ilha de Jamaica, tinha votos e praticas que tra- zia de África, usava túnicas, ele sempre as teve e foi o primeiro a usar dreadlocks na Jamaica, influenciando toda a cultura da ilha.

 Antes da formação e construção do Congres- so Negro Internacional Etíope Africano, Em- manuel vivia sob uma árvore em Kingston, on- vivia de caridade e pregava o evangelho aos negros que ali viviam. Emmanuel ficou 20 anos vivendo ali, neste serviço.  Ali também começou a convidar os anciãos e jovens para tocar um ritmo de tambores que era mais lento, que os costumeiros toques a- fricanos, era como uma marcha. Estas reuniões se desenvolviam como um maravilhoso e grande cerimonial, onde todos esperavam os cânticos que eram escritos por Emmanuel. Assim  ocorreu a formação da Ordem Nyah- binghi, que representava uma fortíssima ex- pressão de auto-estima e cultura negra anti- colonialista, assim declarava-se a ordem Ny- ahbinghi; decretava o fim da opressão sobre todo o credo e cor de pele. O homem Emmanuel desde o inicio já se a- presentou como um homem velho, relato este dos anciões atualmente patriarcas da Ordem Nyahbinghi; Bongo Tawney e Bongo Stephan, que afirmam que eram crianças quando se re- uniam com os anciões e Emmanuel no princí- pio da formação da Ordem Nyahbinghi.

Nestes 20 anos que viveu em Kingston, Em- manuel militava pelos direitos humanos e direitos dos Rastas, porem muitos que parti- cipavam das reuniões Sagradas Nyahbinghi, ainda insistiam em tomar parte de atividades marginais, criminosas e delinqüentes, fator que aliciava e prejudicava os princípios de Emmanuel e a Ordem Nyahbinghi em rela- cão a membresia destes malfeitores. Vendo isto Emmanuel ativou a reforma da igreja Rastafari, coroando de turbante e manto três justos e iniciados na Sabedoria Rastafari como sacerdotes e subiram a coli- na para fundar e construir com as próprias mãos a cidade e Congresso Negro Internacicional Etíope Africano.


Este feito traria uma escola para os Rastas, que quisessem viver Retitude para o Serviço Eclesiástico, Santificação e Salvação, a- prendendo sobre a Ordem   Eclesiástica que Emmanuel trazia de África sua terra natal, antes do navio que o arrancara de seu ventre. A partir disto, muitas investidas do governo e militares foram contra o movimento do ho- mem preto livre Emmanuel, mas nada impe- diu a realização da obra, pois o Congresso voltava a se reunir em Zion Hill Jamaica, ten- do sucursais em Gana, Trinidade e Tobago, Costa Rica, Chile, Peru, Colômbia, Bolívia, França, Estaddos Unidos, México, Etiópia, e vários outros, e é protegido pela ONU, a Or- ganização das Nações Unidas.

Informações sobre a formação do Congresso e da Ordem Nyahbinghi

(Emmanuel Charles Edwards)

 Em 1 de março de 1958, o Crongresso Negro Internacional Etíope Africano foi criado. Depois de anos de luta pelos direitos humanos Príncipe Emmanuel Charles Edwards estabeleceu a fundação da Ordem Nyahbinghi, também conhecida como Boboshanti, em 54B Spanish Town Road em Kingston, Jamaica. Isto irá gravar a pedra angular do movimento Rastafari.

 Desde o mandato do Governador geral Hugh foot, Emmanuel tem lutado pelos direitos Hu- manos, também em 1949, o Rei Emmanuel Charles Edwards, o Preto Moisés, desceu das colinas para enfrentar o exercito e a polícia, em Up Park Camp, onde se situava a brigada general do governo da Jamaica, para lutar co- ntra a violação dos direitos Humanos e o tratamento desumano e brutal que o exercito e a polícia tiveram com os negros Rastas. Quando o Rei Emmanuel entrou no escritório do general e este viu o inflamado lutador da liberdade negra, o medo e o temor tomaram a face do general, e ele gemeu de dor como uma mulher que dá o nascimento. A Assembléia Geral do Exercito, que estava a cargo de alguns funcionários, que ao verem o Deus Negro, O Cristo Negro, todos eles saiu correndo dos escritórios. Este incidente marcou também a queda da coroa britânica nas Antilhas.       

 Em 1951, o Rei Emmanuel foi até a câmara dos representantes do Estado jamaicano e ali elevou e hasteou o estandarte da Casa Negra de Israel: o vermelho, preto, verde e vermelho, amarelo, verde com a estrela de cinco pontas, e a coroa sob o leão. Para a manifestação desses emblemas de liderança Internacional e de Autoridade, a câmara dos representantes de Estado se sentiu obrigado a fechar obrigada a fechar por 3 dias, com- provando  que a lei nacional nunca irá governar internacional.    


«Aquele que viveu na lagoa com os crocodilos continua um leão.» Todos estes fatos fizeram os Rastas presentes nos fatos, terem visões e concepções acerca daquele líder justo Emmanuel.

(O Moisés Preto, O Cristo Preto)

 Através de planejamento hábeis e a original luta por direitos foi fundado o Congresso Negro Internacional Etíope Africano, pelo Reto e Honorável Rei Emmanuel Charles Edwards em 1 de março de 1958, com 21 dias de Nyahbinghi, reunindo cerca de 3.000 Rastas em Back Wall. Os ventos da mudança foram espalhados em torno do continente africano, e Gana foi à primeira nação após a Etiópia a resistir ao colonialismo europeu. Gana tornou-se Inde- pendente em 1957 com o Presidente Kwame Nkrumah levantando a bandeira vermelho, dourado e verde com a estrela de 5 pontas.      


Kwame Nkrumah, importante líder de Gana, que levou a nação a independencia, sendo juntamente com Haile Selassie I, da Etiópia, fundamental na luta contra o neocolonialismo capitalista europeu. 
Bandeira Eclesiástica, simbolizando a redenção do povo Etíope Africano. 

 « Qualquer liderança que ensina que o povo Negro é dependente de outra raça é uma lirança que escraviza», disse o mais largo profeta Honorável Profeta João Marcus I Selassie I Jah Rastafari I.

 Em 1958 veio o primeiro sinal do congresso, no qual se apresentava governamental, esta- tal, parlamentar e eclesiasticamente sábatical, como uma Nação Independente dentro da Ja- maica. As finalidades e objetivos do Congresso são cada filho preto sob a sua própria vinha e figueira, África para os negros africanos, que estão em casa e no estrangeiro, a Europa para os europeus, China para os Chineses, In- dia para indianos, e América para índios nativos da América, cumprindo as profecias bíblicas como as de Joel 3:6-7 que diz:
    «3:6 - e, além de tudo, vendeste o povo de Judá e de Jerusalém aos gregos, seqüestrando para  muito longe de sua terra natal, 3:7 eis que Eu os tirarei do lugar para onde os vendestes e vingarei todo o mal que tende praticado.»

 Também dito no Profeta Isaías cap.43:1 - 7 e 19 - 20 que diz:         
«43:1 - ¨Mas agora, assim diz Jahoviah que criou, ó Jacó; e que te deu forma ó Israel: Não temas, porquanto Eu te salvei. Convoquei-te pelo teu Nome; tu és meu! 43:2 - Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não  te queimarás, nem a chama arderá em ti. 43:3 - Porque Eu sou JAH, teu Deus, o Santissímo   de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e Cuxe, a Etiópia, e Sebá, por ti. 43:4 - Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e Eu muito te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. 43:5 - temas pois, porque Eu Sou contigo! trarei a tua descendência deste o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente. 43:6 - Ordenarei ao Norte: ¨Dá¨; e ao Sul: ¨Não retenhas!¨ trazei hoje meus filhos distantes, e todas as minhas filhas, das extremidades da terra; 43:7 - todo que é chamado pelo meu Nome, que criei minha própria glória e alegria, e aos quais dei forma.    

 Testificado também no livro de Miqueias cap.4:1 - 5:      

«4:1- Então nos últimos dias acontecerá que o monte da casa da Jahoviah, o Templo do Senhor, estabelecido como os principais entre os montes da terra e se elevará sobre as montanhas, e os povos irão a ele. 4:2 - E muitas nações chegarão, exclamando: ¨vinde, subamos ao monte de Jahoviah, e a Casa do Jahoviah, Deus, de Jacó, a fim de que nos ensine os seus caminhos, e para que andemos sob suas orientações; portanto de Tsíon, Sião, virá o Torá, Lei, Palavra de Jah Rastafari, o SENHOR, de Jerusalém. 4:3 - Ele julgará entre muitos povos e resolverá contendas entre nações poderosas e distantes. Estas converterão suas espadas em aradas, e das suas lanças farão foices. Nenhuma nação erguerá sua espada outra a outra, e não  mais aprenderão a guerrear.   4:4 - Todo ser humano estará livre para sentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira,   e ninguém o incomodará nem ameaçará, porque isto é que nos assegura Yahweh, o SENHOR dos   exércitos! 4:5 - Pois cada um dos povos pagãos age em nome dos seus deuses; entretanto, nós caminharemos em o Nome de Jah Rastafari, o nosso Deus, por toda a eternidade!¨»   
Confirmando a Palavra de Deus manifestada no Espírito dos profetas homens que esta com Espírito Santo. Marcus Eu Selassie Eu Jah Rastafari Eu.
(Rei do Povo de Jerusalém, O Cristo Negro, O Moisés Negro, Sumo Sacerdote da Ordem de Melquisedeque.)
(Rei da Etiópia, Sião, Ras Tafari, Rei de Juda, descendente do Rei Davi. Rei Haile Selassie I.)

 Selando com o livro de Joel cap 3:16:

    «3:16 - Jah Rastafari rugirá de Sião, e de Jerusalém levantará a sua poderosa voz; a terra e o céu tremerão. Contudo Jah Rastafari será o grande refúgio do seu povo e fortaleza dos Israelitas.»  
 Eu e Eu (nós) Africanos Etíopes não somos andarilhos, mendigos, ladrões, mas somos donos da Criação, Deus e Deusas da Criação, Retos embaixadores da justiça e da Retidude da Salvação, desde o início da Criação.

 Por todos os lugares onde o Cristo Preto andou esteve ensinando a salvação, educando sua gente negro sobre seu glorioso passado e pre- parando os pretos santos e apóstolos, através de sua divina Ordem Eclesiástica, a Igreja da Salvação, afim de seguir e viver a sua jornada espiritual de volta a sua Casa Celestial Etiópia África. Ele era um espinho constante para os políticos e os pastores, é por isso que eles destruíram o primeiro acampamento em Back Wall (Nazaré), depois disto o Congresso teve de ser transferido, voltando a se reunir em 54 Spanihs Town (Galiléia), depois desta Spanihs Town para Greenwich Streete David Lane (Cafarnaum). Por último, o congresso mudou-se para o Monte Sião (Zion Hill), com vista para o mar, á 10 quilômetros de Kingston, em Bull Bay, St. Andrew, JA.  Esta foi a última jornada deste Congresso e onde seria cumprida a profecia: rev.14:1-3      «14:1 - Então, olhei e vi diante de mim o cordeiro em pé pobre o monte Sião, e junto a Ele cento e quarenta e quatro mil, que ostentavam, escritos em suas frontes: o nome dele e de seu Pai. 14:2 - Ouvi um som do céu, como um barulho de um temporal e o estrondo de um trovão. O som que ouvi era como de harpistas que tocam suas harpas. 14:3 - Entoavam um cântico novo, diante do trono e perante os quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguem podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da   terra.
   Em 25 de maio de 1963, o Imperador da Etió- pia fundou a Organização da Unidade Africana (OUA), com sede em Addis Abeba, capital coro- ada. Todos os Estados livres foram chamados para a Unidade, países como Gana, Quênia, Ni- geria, Zaire, Tanzânia e Egito. Este movimento estratégico foi projetada pelo Chefe Deus, em África preparando-a para ressurgir sobre as fendas da divisão colonial e das colônias pertenentes as nações estrangeiras de África.  A Organização das Nações Unidas Negras (OUA), se reuniria uma vez por ano para levar a cabo o ¨forum para unidade familiar¨, onde as disputas tribais, as diferenças culturais e econô- micas seriam trabalhadas para desenvolver os 12.000.000 quilômetros quadrados de território africano, para assim conseguir um desenvolvi- mento compacto ¨a desorganização é a maior arma usada contra o povo negro para mantê-lo dividido.¨ O status de observador na Organização de Unidade Africano foi assegurada pela EABIC através do líder observador Emmanuel e foi um canal legal para trabalhar a repatriação no mundo ocidental.   
 O segundo sinal do Congresso foi em 1966 quando o Rei Selassie I (Pai Abraão) foi ao encontro com Rei Emmanuel (Melquisedeque). Esta gloriosa ocasião marcou o pleno estabelecimento do Congresso Negro. Em sua estada divina de 3 dias visitando o Congressso, nosso Chefe Deus Imperador de Etiópia Haile Selassie I deu toda a honra, a glória, poder e Dominio, ao abundante Reino desde o Sumo Sacerdote de Salém, Melquisedeque ( Daniel 7:13). Em 1967, o conselho do congresso Negro foi registrado no Conselho Econômico e Social (Resolução 728F) e ninguém pode retirar o nome de Emmanuel destes registros das Nações Unidas. Três anos depois, em Janeiro de 1970, Nossa Divina Majestade fez uma visita privada ao Rei Emmanuel no Quartel BoboShanti, então locana 54B Spanish Town. Esta foi uma visita muito importante na história da Etiópia, e revela- ram aos negros filhos, que King Emmanuel é seu Filho amado, do qual o Pai tem compla- cência. Nos anos 70, depois do Congresso mudar-se para Zion Hill (Monte Sião), houve um atenta- do à bomba na sede Central da EABIC pelos signatários da Carta dos Direitos Fundamentais da Organização das Noções Unidas, a Grã- Betanha, América e todos os seus aliados.  Evidentemente, como o Rei Selassie I colocou seu pé sobre uma bomba na guerra italo-etíope, King Emmanuel Charles Edwards o Cristo Preto, também desmantelou a bomba, que não iria explodir no acompanhamento. 
          
A bomba foi encontrada pelo Honorável Sacer- dote Rocko e levada até a maioria dos outros sacerdotes, e a desarmaram e foram ver onde tinha sido fabricada. Na bomba tinha gravada os nomes da Inglaterra e EUA. A n=bomba foi levada para delegacia de policia de Bull Bay onde os incisivos oficiais saíram correndo no- vamente da sala e escritórios, amedrontados, provando que nenhuma arma ou energia atô- mica poderia prevalecer contra Deus e seus Santos Negros.    

 e como esta escrito m Isaías 54:15-17:
   «54:15 - Se fores atacada, não será por obra minha; todo aquele que te atacar, cairá nas tuas mãos.     54:16 - Vede! Eis que foi Eu quem criou o ferreiro, que sopra as brasas até derem chama e forja cada arma para seu próprio fim. E fui Eu quem criou o exterminador para gerar o caos.      54:17 - Nenhum instrumento forjado contra ti terá êxito. Toda língua que se levantar contra ti em julgamento tu a provarás culpada. Tal será a herança dos servos de Jahoviah, e esta é a defesa que eu faço do nome deles! 
 Em 24 de Julho de 1974, o mundo branco disse que o Imperador etíope foi morto, mas o Congresso se manteve como uma forte torre para quebrar o silêncio da ignorância do homem branco, Jah Rastafari vive para sempre.  Em 1983, o sumo sacerdote representava o Congresso Negro na conferência de direito das autoridades marítimas, em Kingston, Jamaica, onde a liberdade de movimento através do transporte marítimo, como as leis com 7,9,13 ou 21 milhas de navios ultramarinos da Companhia Black Star Line foi posta em discursão. Em 1987 o governo dos Estados Unidos desculpou-se ao nome do Reto e honorável Profeta Marcus Garvey e o erro de tê-lo encarcerado na prisão em Atlânta, em 1925 por acusações falsas de desvio de fundos da Unia. Esta foi uma conspiração dos ímpios não só da Ámérica, mas também da françae da Inglaterra, para quebrar a mais proeminente Associação Negra, cujo impacto se fez sentir a nível mundial e a nível internacional para todos os ramos brancos.  Em conclusão, após 36 anos de astuta liderança, governando e instituindo o Real Sacédocio do Ordem Melquisedeque, inicia o Mais Alto Emmanuel juntamente com os Anciões da Casa BoboShanti um parlamento formado por 33 homens e um comitê Real, formado por 14 homens para operar e governar dia a dia e, assim, obter os propósitos do congresso Negro. Em 31 de maio de 1994, o Rei Emmanuel Charles Edwards foi para uma celestial jornada deixando seus fieis servos para que invistam e multipliquem seus talentos que Jah os deu, deixando no livro de João 14 um grande conforto.
 Rei Emmanuel disse: ¨existe um trono na King house ( residência oficial do governador geral da Jamaica), onde os pobres governarão a Ja- maica e ocidente por 6 meses até que todas as crianças sejam recolhidas internacionalmente para começar o nosso regresso ao celeste Rio Nilo para a terra de nossos pais, Holy Monte Zion.¨
 Congresso Negro Internacional Etíope Africano se movendo desde os lugares baixos, para os lugares altos, sob montanhas colinas e vales. 



(Zion Hill - Nova Jerusalém)
(O Moisés Preto, O Cristo Negro Emmanuel)




Texto cedido pela EABIC - Etiope African Black International Congress, e organizado por  Ewerton Evangelista da Silva.